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29 de março de 2020

5 Dicas para você remarcar ou cancelar sua passagem sem custos.

Saiba como remarcar ou cancelar sua passagem sem pagar taxas.

Como consumidor você tem direitos e nós temos o objetivo de descomplicar e simplificar o acesso à justiça quando eles não são respeitados. Por isso, escrevemos 5 dicas sobre como não pagar taxas na hora de cancelar ou remarcar sua passagem. São elas:

1 – Escreve um texto com fundamentos legais para enviar à empresa. E mais uma vez te ajudamos, para isso clique no botão abaixo e receba uma notificação personalizada para seu caso;

2 – Caso não der certo mesmo com os argumentos que enviamos para você, faça uma reclamação no Reclame Aqui e no Consumidor.gov.br;

3 – Se mesmo assim a empresa relutar em cumprir a lei, você pode procurar plataformas de mediação, como por exemplo Sem Processo e JusPro.

4 – Caso não tenha dado certo ou queira deixar tudo desde já com um profissional, entre em nossa plataforma e fale com um advogado que irá defender seus direitos.

5 – Você também pode ser atendimento imediatamente em nosso plantão do coronavírus, basta clicar no link abaixo e enviar sua reclamação para que um especialista te ajude.

Alterar ou cancelar voos em tempos de coronavírus.

A ganância humana não tem limite. Mesmo após a promulgação de uma Medida Provisória que inequivocamente manda as empresas aéreas não cobrarem multas para remarcar ou cancelar passagem por causa do coronavírus, as empresas aéreas e agências de viagem cismam em cobrar por isso.

Para quem é do Rio de Janeiro, uma notícia alentadora, a multa está proibida tanto em caso de remarcação ou de cancelamento da passagem. Por isso, caso a sua passagem tenha sido comprada através de uma agencia de viagem, entre em contato diretamente com a companhia aérea e informe o número de sua reserva.

Além disso, muitas companhias aéreas tem cancelado os voos e os alterado sem obedecer o prazo de 72 horas para avisar os passageiros. É claro que se a fronteira de um país, ou de um aeroporto for fechada, de uma hora para outras, muitas vezes não é possível avisar com a antecedência devida, mas as empresas devem avisar assim que souberem.

Não obstante, percebemos também uma ineficiência absurda no atendimento aos clientes. Em um momento crítico, ao invés das companhias aérea manterem os funcionários para atenderem as pessoas, elas os demitem, resultando num caos. Elas podem ser responsabilizadas por desvio produtivo, isto é, quando o consumidor perde muito tempo tentando entrar em contato com a empresa.

Muitos clientes nos procuraram com reclamações sobre a demora no atendimento, multas abusivas, dificuldade de cancelar ou remarcar a passagem e ainda alterações de voos completamente descabidas.

Como saber se seu voo vai atrasar ou ser cancelado com antecedência?

A tecnologia, como tudo na vida, tem seus lados positivos e negativos. Por isso, a parte obscura poderia ser ilustrada pelo excesso de informação, e o vício que muitas pessoas tem desenvolvido. Segundo especialistas a obsessão desenvolver diversas doenças psicológicas e danos físicos.

Mas, por outro lado, o mundo virtual pode trazer uma melhor gestão de seu tempo. Para os passageiros de transporte aéreo, há algumas novidades na indústria que são capazes de aliviar algumas dores de cabeça dos consumidores.

É o caso do aplicativo FlightRadar que possibilita, inclusive por um plano gratuito com menos funcionalidades, a ciência do passageiro sobre o status de seu voo. Por isso, se ele for cancelado, ou caso atrase, o consumidor pode saber essa informação sem ter que ir ao aeroporto para tanto.

Este software também possibilita monitorar os voos em tempo real, além de disponibilizar informações sobre aeronaves, a rota de voo e diversas outras funcionalidades.

A empresa de tecnologia Google não se cansa de inovar. O Google Flights, aplicativo que era utilizado apenas para intermediar a compra de passagens aéreas de maneira centralizada, lançou mais uma função. Por isso, por meio de Inteligência Artificial, a empresa irá te informar com até 80% de previsão sobre o atraso de seu voo.

Ser humano x tecnologia

Com certeza representa um avanço e pode ajudar a diminuir os problemas decorrentes de atraso ou cancelamento de voo. Não se esqueça, em caso de Cancelamento de voos, atraso de voos e extravio de bagagem, entre em contato com o Direito No Ar, pois mesmo diante dessa tecnologia fenomenal, os passageiros tem direito à indenização.

A inteligência artificial é um tema extremamente polêmico em nossa sociedade, sobretudo por conta dos limites éticos. O precursor da AI, Allan Turing (1912 – 1954!), define este conceito como a possibilidade de as máquinas pensarem.

O debate não é tão simples assim, pois se faz necessário definir o que são máquinas e o que é pensar. De uma maneira geral, caso os softwares possam induzir os seres humanos que eles estão lidando com um ser humano, ao invés de um computador, a resposta seria afirmativa.

Este debate é muito interessante e extrapola os limites desse texto, mas neste caso específico do Google Flights e Flight Radar, não vislumbramos qualquer atitude antiética, a não ser que os dados pessoais e confidenciais dos usuários sejam utilizados para fins comerciais, sem que o consumidor concorde expressamente com isto.

Confira também outros textos:

. Manual para não cair em pegadinhas com milhas;

. Como remarcar passagem AZUL

. Bagagem de mão: saiba os seus direitos.

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