Logotipo Seja Indenizado

19 de janeiro de 2020

Alterar ou cancelar o voo. Dicas para não pagar multas.

Quem nunca? Passagem comprada, planos feitos, mas é necessário alterar de última hora a viagem. E, para variar, as companhias aéreas e agências de viagem cobram multas abusivas. Por isso, escrevemos o presente artigo para te ajudar a fugir dessas multas.

Prazo de desistência legal

A maioria das pessoas já sabe, mas após comprar algo pela internet ou pelo telefone, você tem 7 dias corridos para cancelar a compra. Isso se aplica para as passagens aéreas também. A empresas até tentam fazer letra da morta do Código de Defesa do Consumidor, mas se elas não cumprirem e a pessoa prejudicada buscar seus direitos na justiça, ela irá ganhar.

Alterar passagem após o prazo de 7 dias

As aerolinhas em suas tarifas mais baratas e básicas informam que não é possível alterar ou cancelar a passagem, ou que não é possível sem uma multa absurda. Fato é que os tribunais afastam essas cláusulas abusivas. As cias aéreas apenas podem cobrar de 10 a 15% de multa e trocar a passagem é um direito do consumidor que não lhe pode ser alterado.

Lembre-se de que diferenças tarifárias para mais ou para menos podem ser aplicadas. Caso queira saber mais sobre cláusulas abusivas, sugerimos a leitura de nosso texto completo sobre o assunto.

Dicas para não ser pego de surpresa na hora de cancelar ou alterar

1 – Se você tem um orçamento mais folgado, compre uma passagem com a tarifa mais alta, que permite a alteração ou cancelamento sem custos.

2 – Além disso, se você não tiver tanto dinheiro disponível, pode comprar passagens com datas em aberto. Ligue para a companhia aérea e verifique se existe essa possibilidade.

3 – Acompanha o status de seu voo, o que pode ser feito pelo google ou pelo aplicativo Flight Radar

Não foi possível fugir da multa?

Não se preocupe! Nós estamos aqui para isso, a companhia aérea cria problemas e nós resolvemos. Se quiser ajuda, basta entrar em nossa plataforma e falar com um dos advogados cadastrados.

Comente aqui!

Nenhum comentário feito ainda 😞
Seja o primeiro a comentar!