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24 de outubro de 2019

AZUL – como remarcar ou cancelar uma passagem?

Lembre-se de que as cias aéreas normalmente cobram tarifas abusivas para tais serviços.

Prosseguimos com nossa série de artigos de como alterar ou cancelar sua reserva perante as cias aéreas. Claro que vamos comentar a legalidade ou não de cada cobrança. A Azul, assim como as outras empresas de transporte aéreo, cobra taxas diferenciadas em se tratando de voos domésticos ou internacionais. Portanto, confira abaixa como remarcar ou cancelar sua passagem AZUL.

Todas essas taxas que abaixo comentamos podem ser verificadas no site da Azul. As domésticas aqui e as internacionais aqui.

Voos Domésticos – Quais as taxas?

A Azul tem duas tarifas para voos domésticos: Regulares e imperdíveis

Tarifas regulares:

Alteração/Cancelamento – R$ 250,00 se comprado pelo site e R$ 325 se foi comprado pelo call center ou no aeroporto. Quando precisar trocar a passagem por conta de no show, a tarifa é de R$ 350,00.

Se quiser o reembolso neste caso, eles cobram 60% do valor pago.

Tarifas imperdíveis:

Alteração/Cancelamento – R$ 275 se comprado pelo site e R$ 350 se foi comprado pelo call center ou no aeroporto. Quando precisar trocar a passagem por conta de no show, a tarifa é de R$ 350,00.

Esta tarifa não é reembolsável. Eles apenas concedem créditos.

Voos Internacionais – Quais as taxas?

A Azul tem quatro tarifas para voos internacionais: Tarifa Economy Azul. MaisAzul, Azul Super e Business. Além disso, as taxas são cobradas de acordo com o destino, Europa e EUA ou América do Sul, Central e Caribe.

Voos para os EUA e Europa:

Tarifa Economy Azul

Alteração e reembolso – 200 USD;

No Show – 300 USD.

Tarifa Economy MaisAzul

Alteração e reembolso – 175 USD;

No Show – 300 USD

Tarifa Economy Azul Super

Alteração e reembolso – 150 USD;

No Show 300 USD.

Tarifa Business:

Alteração e reembolso – 200 USD;

No Show 300 USD.

Voos para América do Sul, Central e Caribe:

Alteração e cancelamento – R$ 300;

No Show R$ 350,00;

Reembolso 50 USD.

Estas tarifas estão corretas?

Como explicamos aqui e aqui, a remarcação da passagem não pode custar mais de 15% e é ilegal que as passagens não sejam reembolsáveis. Chega a ser bizarro afirmar que o consumidor precisa ficar vinculado a uma opção de compra da passagem.

O Código de Defesa do Consumidor prevê o direito de arrependimento para compras feitas na internet em até 7 dias após o ato, mas as cias aéreas se negam a aplicar a lei. Além disso, há jurisprudência de norte a sul do Brasil sobre a ilegalidade de se cobrar mais de 15% para remarcar a passagem. Mesmo após o no show.

Por isso, é necessário verificar no caso concreto se as multas acima expostas são abusivas, porque as vezes podem realmente ficar dentro do patamar de 15%. Em relação ao não reembolso e a cobrança de 60% estas imposições já são de cara abusivas. Portanto, è importante prestar atenção nos detalhes na hora de remarcar ou cancelar sua passagem AZUL.

Regras especiais para remarcação e cancelamento de passagem AZUL em função do coronavírus.

Em função do coronavírus, a AZUL disponibilizou em seu site as seguintes informações para cancelamento e alteração de passagem :

Clientes com voos nacionais e internacionais para Abril

No caso da Azul alterar seu voo você receberá um e-mail ou um SMS. Você sempre pode consultar a sua reserva na área do “Minhas Reservas”.

• Alterações: alterar a data do seu voo (uma única vez) sem cobrança* de taxa de alteração, para voar até um ano da data da emissão..

• Cancelamento: cancelar sua reserva sem custos deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano, sendo o valor pessoal e intransferível).

• Reembolso: solicitar o reembolso, mediante a aplicação de eventuais taxas contratuais, e o valor residual será reembolsado em até 12 (doze) meses, a contar da data da solicitação.

*Exceções:

• A diferença tarifária será cobrada se a remarcação for para algum mês de “alta temporada”, sendo eles nos meses de (julho, dezembro, janeiro ou um dia antes de feriados,feriado ou um dia depois), caso o voo original não era para esse período;

• Caso não exista mais o voo, a passagem deverá ser convertida em créditos pelo prazo de 01 ano da emissão.

• Se desejar mudar o itinerário (origem ou destino), será aplicada a cobrança de diferença tarifária.

Está com problemas para voltar para casa?

A ferramenta voos especiais foi disponibilizada pela AZUL para aqueles que estão tendo dificuldades em voltar para casa. Basta preencher o formulário e aguardar o contato.

Também escrevemos sobre os limites dos cancelamentos e alterações de voo por conta da suspensão de voos causada pela pandemia.

Confira também:

. Coronavírus e voos cancelados;

. Remarcar ou cancelar passagem GOL;

. Guia para uma viagem tranquila com bebes e crianças.

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