fbpx
Logotipo Seja Indenizado

21 de agosto de 2019

Bagagem danificada ou extraviada. O que fazer?

Conhecer os seus direitos é sempre a melhor solução

Saiba o que fazer em casos de bagagem danifica ou extraviada. Antes de tudo mantenha a calma e registre tudo o que aconteceu através de fotos ou vídeos.

Bagagem danificada. Quais são os meus direitos?

Se você já se deparou com a sua bagagem danificada, aberta, quebrada ou com os seus pertences pessoais quebrados ou desaparecidos, tire fotos dos danos e faça reclamação perante a companhia aérea assim que identificar o problema. O documento que receberá após a reclamação se chama PIR (Registro de Irregularidade em Propriedade, em inglês)

Depois, fique atento aos seus direitos:

  • Se a sua mala ou seus pertences forem quebrados, a cia aérea deve tentar consertar ou pagar o valor da bagagem/item.
  • Se sua mala tiver sido aberta sem sua autorização, ela deve te indenizar pela invasão de privacidade;
  • Há possibilidade de indenização por danos morais por conta do transtorno, do desvio produtivo (perda de tempo para resolver), bem como na ocasião de quebrar-se um pertence de valor emocional, mal atendimento das cias aéreas, e outras ocasiões.

Já passou por uma ocasião como essa? Entre em contato conosco pela nossa plataforma e converse com um advogado sobre o seu caso.

Bagagem extraviada! Quais são meus direitos?

Conheça seus direitos quando ocorrer o extravio de bagagem:

  • O prazo para recebê-la de volta é de 7 dias nos voos domésticos e 21 nos internacionais;
  • Indenização por danos morais;
  • Ser ressarcido por despesas que fizer para adquirir itens básicos e vestuário, se o passageiro estiver fora de sua residência.

Assim, além da bagagem danificada também não se preocupe se sua bagagem for extraviada. Compre todos os itens pessoais que necessitar, inclusive roupas apropriadas para ocasião que você estiver durante a viagem.

Caso sua mala demore pra chegar, você tem direito a dano moral, inclusive se for um dia, pois durante este tempo, você perdeu sua viagem comprando itens pessoais, reclamando com a companhia aérea para que ela enviasse os itens. No direito, chamamos essa teoria de desvio produtivo, quando o consumidor precisa gastar seu tempo por conta de uma falha da empresa. Portanto, você tem direitos pelo extravio de bagagem.

O que fazer se a mala não chegar?

Neste caso, é necessário ficar atento. Pois, recentemente o STF decidiu que os extravios de bagagem estão sujeitos à Convenção de Montreal, de modo que há um limite de aproximadamente R$ 5.000,00 para reembolso de todos os itens gastos.

Ou seja, você tem direito a ser reembolsado pelos itens que estavam na mala, mas o valor máximo é de aproximadamente R$ 5.000,00.

Mas … como tudo na vida, há um jeito! Portanto, basta fazer uma declaração especial de viagem que a companhia aérea será obrigada a te reembolsar o valor declarado, desde que a declaração seja razoável.

Por isso, se você viajar com pertences caros faça uma declaração especial de bagagem. Quer receber um modelo de declaração? Clique no botão abaixo e receba em seu email =)

E você, já passou por essa situação? Entre em nossa plataforma e converse com um advogado. Você também pode falar com a Atena, nossa assistente virtual.

Saiba ainda seus direitos com as seguintes cias. aéreas:

. LATAM.

. GOL.

.AZUL.

Confira também nosso post sobre seus direitos em caso de cancelamento ou atraso de voo neste link.

Comente aqui!

Nenhum comentário feito ainda 😞
Seja o primeiro a comentar!