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12 de fevereiro de 2020

Como provar que tive um problema com a companhia aérea?

Tanto em voos cancelados, atrasados, bagagem extraviada, danificada, assédio moral, dentre outros.

Muitas vezes sentimos que nossos direitos foram desrespeitados, e a primeira dúvida que nos vem à cabeça é a seguinte: o que devo fazer agora? Em primeiro lugar, você deve exigir seus direitos, e o nosso blog é uma fonte inesgotável de dicas e exposição de direitos de maneira facilitada! Confira abaixo como provar que teve um problema com a companhia aérea e garanta seus direitos.

Mas, se a companhia aérea ou a agência de viagem insistirem em descumprir os seus direitos, o próximo passo é juntar as provas para que você possa exigir sua indenização.

Como faço para provar afinal?

Para simplificar a vida de vocês, elaboramos um passo a passo que serve para toda e qualquer situação:

1 – Guarde sempre sua passagem, e-tickets, comprovantes de compra.

2 – Não apague os emails que as companhias aéreas ou agências de viagem te enviaram, pois podem servir de prova ou indício.

3 – Se o seu voo atrasar, por exemplo, tire foto do painel onde consta essa informação. Embora haja aplicativos como o Flight Radar, que mantém um histórico dos voos, é de bom tom registrar mediante fotos ou vídeos, porque o app pode falhar.

4 – Se você passar por overbooking, FILME a situação. Isso evita que você precise buscar um comprovante perante a companhia aérea, que com certeza irá te enrolar para fornecer essa informação.

5 – Em casos de problema com a bagagem, mantenha SEMPRE o comprovante de despacho e tire fotos se ela for danificada, ou, em caso de extravio, solicite o comprovante de irregularidade de bagagem.

6 – Se sentir que foi maltratado pelos funcionários da transportadora, mantenha sangue frio, provoque o responsável novamente, mas dessa vez, registre o ocorrido.

7 – Se você for obrigado a despachar a bagagem de mão, exija o comprovante de despacho. Se não te fornecerem, filme ou tire foto de tudo.

8 – Em caso de multas abusivas para remarcação, cancelamento, faça as demandas por email, ou no site consumidor.gov.br. Assim fica tudo guardado.

Tem dúvidas de como proceder?

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