fbpx
Logotipo Seja Indenizado

12 de fevereiro de 2020

Como provar que tive um problema com a companhia aérea?

Tanto em voos cancelados, atrasados, bagagem extraviada, danificada, assédio moral, dentre outros.

Muitas vezes sentimos que nossos direitos foram desrespeitados, e a primeira dúvida que nos vem à cabeça é a seguinte: o que devo fazer agora? Em primeiro lugar, você deve exigir seus direitos, e o nosso blog é uma fonte inesgotável de dicas e exposição de direitos de maneira facilitada! Confira abaixo como provar que teve um problema com a companhia aérea e garanta seus direitos.

Mas, se a companhia aérea ou a agência de viagem insistirem em descumprir os seus direitos, o próximo passo é juntar as provas para que você possa exigir sua indenização.

Como faço para provar afinal?

Para simplificar a vida de vocês, elaboramos um passo a passo que serve para toda e qualquer situação:

1 – Guarde sempre sua passagem, e-tickets, comprovantes de compra.

2 – Não apague os emails que as companhias aéreas ou agências de viagem te enviaram, pois podem servir de prova ou indício.

3 – Se o seu voo atrasar, por exemplo, tire foto do painel onde consta essa informação. Embora haja aplicativos como o Flight Radar, que mantém um histórico dos voos, é de bom tom registrar mediante fotos ou vídeos, porque o app pode falhar.

4 – Se você passar por overbooking, FILME a situação. Isso evita que você precise buscar um comprovante perante a companhia aérea, que com certeza irá te enrolar para fornecer essa informação.

5 – Em casos de problema com a bagagem, mantenha SEMPRE o comprovante de despacho e tire fotos se ela for danificada, ou, em caso de extravio, solicite o comprovante de irregularidade de bagagem.

6 – Se sentir que foi maltratado pelos funcionários da transportadora, mantenha sangue frio, provoque o responsável novamente, mas dessa vez, registre o ocorrido.

7 – Se você for obrigado a despachar a bagagem de mão, exija o comprovante de despacho. Se não te fornecerem, filme ou tire foto de tudo.

8 – Em caso de multas abusivas para remarcação, cancelamento, faça as demandas por email, ou no site consumidor.gov.br. Assim fica tudo guardado.

Provas em casos de atraso, cancelamento de voo, overbooking e perda de conexão

Nessas hipóteses, o mais importante é guardar as passagens originais, as novas (se houver) e os comprovantes de prejuízo. Por prejuízo, deve-se entender perdas de compromissos, gastos adicionais, dentre outros problemas que podem ocorrer.

Para provar as perdas de compromisso, convites de festas, ingressos de shows, conversas de whatsapp, email e até mesmo SMS podem valer. Já em relação aos gastos adicionais, extrato do cartão e notas fiscais são suficientes.

Registre o ocorrido por meio de fotos e/ou vídeos. Isso é extremamente importante, pois para conseguir uma boa indenização, é necessário provar o prejuízo.

Provas em casos de perda de voo

Lembra que quando você perder o voo, a companhia aérea não pode te obrigar a comprar uma nova passagem? Se você perder o voo por conta da companhia aérea, seja pela mudança da portão de embarque ou demora no atendimento, por exemplo, é necessário mostrar este fato, por isso, celular à mão e registre tudo.

Em relação ao prejuízo material (gastos de uma nova passagem de avião, ou ônibus, p. ex.), basta tirar foto da nota fiscal ou extrato do cartão/banco.

Provas em casos de problema com bagagem

Quando tiver uma bagagem extraviada ou danificada, é necessário se dirigir ao guichê da companhia aérea e solicitar o PIR (relatório de irregularidade em propriedade, em inglês). Essa é a prova cabal que você passou por um problema com bagagem.

Agora, se foi necessário consertar ou comprovar uma nova bagagem, por conta do dano, ou comprar itens pessoais por conta do extravio, é necessário provar por meio do extrato do banco ou nota fiscal.

Tem dúvidas de como proceder?

Fale conosco! Estamos disponíveis 7 dias por semana, 24 horas por dia, basta entrar em nossa plataforma e falar com um advogado!

Leia mais textos:

. Guia completo sobre hospedagem;

. Como remarcar ou cancelar passagem AZUL;

. Perdi meu voo. E agora?

Comente aqui!

Nenhum comentário feito ainda 😞
Seja o primeiro a comentar!