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3 de dezembro de 2019

Guia completo de como não ter problemas com agências de viagem.

Passo a passo para não cair em furadas quando for comprar passagens com agências de viagem.

Cada vez mais brasileiros compram online. De acordo com um estudo da NZN Intelligence, 82% dos brasileiros já compraram online. E no setor de turismo não é diferente. A maioria das passagens é comprada por meio da rede mundial de computadores. Por isso, fizemos esse guia para evitar problemas com as agências de viagem.

Nesta esteira, é muito importante saber como não cair em pegadinhas. Portanto, neste artigo vamos mostrar um passo a passo para que você evite problemas quando comprar com agências de viagem online.

Agências de viagem x Marketplace

Muitas pessoas compram passagens aéreas e pacotes turísticos por meio de empresas intermediárias, isto é, que revendem passagens aéreas. Nem todos sabem que há uma diferença entre as agências de viagem online (CVC, Submarino, Decolar, que de fato vendem as passagens) e marketplaces (Kayak, Tripadvisor, Google Flights, Skyscanner – que apenas servem como ferramentas de busca e direcionam para os sites das cias aéreas).

Seja como for, este artigo vale para ambas as opções e vale para os casos de cancelamento e atraso de voo e overbooking. Vamos direto às dicas sem enrolação:

1 – Prefira as agências de viagem. Elas tem responsabilidade solidária pelos problemas ocorridos nos voos. Há controvérsias, e elas teimam em dizer que não, mas de acordo com os tribunais, e com o Código De Defesa do Consumidor, a responsabilidade existe.

2 – Cheque sempre se a empresa tem CNPJ. Isto vai garantir que caso algum problema ocorra, e a empresa não resolva, você pode acioná-la judicialmente sem maiores problemas. Isso pode ser feito no site da Receita Federal.

3 – Verifique no Reclame aqui, Consumidor.gov e TripAdvisor, se as empresas têm uma boa reputação.

4 – Cheque sempre antes de comprar a passagem, se ela de fato está disponível no site da cia aérea.

5 – Utilize o Google Flights, o qual tem uma opção para buscar voos mais baratos. Este vídeo explica como fazer.

O que devo dizer à agência de viagem se tiver algum problema?

Vamos falar um pouco de juridiquês no nosso guia de agência de viagem, mas fique tranquilo que vai ser útil! Basta dizer que nos termos do art. 14, do Código de Defesa de Consumidor, a responsabilidade entre o prestador de serviço e quem o vende.

 “Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.

Toda semana chegam novos clientes para nós que passam por problemas com agências de viagem. Seja porque alteram os voos e não respeitam os parâmetros que devem ser observados de acordo com a ANAC, não informam sobre cancelamentos e atrasos de voo, dentre outros problemas.

Ressaltamos que a responsabilidade das agências de viagem reside mais nesta questão de não ser transparente sobre as mudanças nos planos de voo. O consumidor deve ser informado assim que  a empresa tenha notícia de qualquer alteração.

Confira algumas agencias de viagem:

Por isso, senhores passageiros, caso tenham passado por qualquer problema, não deixem de entrar em nossa plataforma e falar com um advogado.

Confira também nossos outros post:

. Coronavírus e voos cancelados;

. Bagagem extraviada;

. Remarcar passagem sem custos.

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