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20 de setembro de 2019

Manual completo para remarcar sua passagem.

Saiba quanto as companhias aéreas podem te cobrar.

Uma cliente entrou em contato conosco esta semana. Ela comprou uma passagem por engano e queria remarcar. Desatenta, acabou comprando uma passagem com 12 horas de conexão. A agência de viagem fez de tudo para que a consumidora não conseguisse resolver seu problema. Por isso fica a pergunta : quanto a empresas aérea pode cobrar para remarcar sua passagem?

Simplesmente ninguém no SAC atendeu, o que é um atentado contra a experiência do usuário. Exatamente o oposto do que prezamos no Direito No Ar, que coloca sempre o cliente em primeiro lugar. Para que você não passe por esse problema, separamos algumas dicas.

Prazo de sete dias para desistir gratuitamente

A primeira dica é a mais preciosa em minha opinião. Se você comprar pela internet ou pelo telefone, tem 7 dias para cancelar sem pagar taxa alguma. Está na lei, mais precisamente no art. 49 do Código De Defesa Do Consumidor.

Multa de 10% para realizar a troca após 7 dias.

Se você deixou passar esse prazo ou realizou a compra presencialmente, a linha aérea não pode cobrar mais de 10% do valor da passagem. É claro que esta regra, prevista na portaria 676/200, ANAC, deve ser interpretada com atenção, porque se o passageiro desistir em cima da hora, a empresa aérea pode cobrar um pouco mais.

Comprou com agência de viagem?

Por isso, repare-se que mesmo que em casos de perda de voo, a empresa aérea só pode cobrar 15% a titulo de taxa de remarcação, de acordo com diversas judiciais.

Não se preocupe! Neste caso, mesmo se ela se negar a cobrar a multa prevista em lei, ela é responsável de acordo com o Código De Defesa do Consumidor. Seja qual for o argumento, e mesmo se for culpa da cia aérea a negativa de cobrança justa, a agência de viagem também é responsável.

Isto porque esta lei institui a responsabilidade solidária para todos aqueles que fazem parte da cadeia de consumo. Significa que o consumidor pode demandar tanto de quem vende e de quem presta o serviço. Já escrevemos isto em outro artigo.

Outras dicas para obter o reembolso sem multas:

Por isso, vamos ao que importa! Dicas úteis e sem enrolação para você remarcar sua passagem. Se a companhias aéreas ou agências de viagem te negarem o reembolso (e vão negar), façam o seguinte:

1 – Faça reclamações no Consumidor.gov e no Reclame Aqui;

2 – Acompanhe o status de seu voo, o que pode ser feito pelo google ou pelo aplicativo Flight Radar

3 – Envie uma notificação para a companhia aérea ou agência de viagem. Receba um modelo feito por nós através do link abaixo.

3 – Tente uma conciliação pelo Sem Processo ou Juspro;

4 – Entre em nossa plataforma e converse com um advogado que irá te ajudar a defender seus direitos.

Passei por esse problema. O que faço?

Por isso, você pode pleitear a restituição das taxas cobradas abusivamente nos últimos 5 anos. Nós sempre aconselhamos os clientes a tentarem antes no consumidor.gov e no reclame aqui. No entanto, às vezes não funciona e é necessário procurar um advogado. Não conhece nenhum? Ou quer um especialista nesta matéria? Basta entrar em nosso site!

Confira também:

. Guia completo para evitar problemas com agências de viagem.

. Remarcação e cancelamento de voos em tempos de coronavírus.

. Perdi meu voo. E agora?

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